quarta-feira, abril 20, 2011

Projeto marca a prevenção de HIV/Aids na saúde mental

O estudo que busca instruir os pacientes e sobretudo os profissionais de saúde quanto à necessidade de se trabalhar com a prevenção às DST/Aids em usuários de saúde mental será debatido em uma sessão científica do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da ENSP. A apresentação do Projeto Prissma - Projeto Interdisciplinar em Sexualidade, Saúde Mental e Aids será realizada pelo pesquisador Carlos Linhares, aluno de doutorado do Programa de Epidemiologia da Escola, no dia 2 de maio, a partir das 12h30, na sala 823 da ENSP. A atividade é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.
Patrocinado pelo National Institute of Mental Health, o Projeto Prissma é um estudo colaborativo entre a Universidade de Columbia (NY), o Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub) e a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia). Trata-se de estudo de viabilidade para a criação de uma intervenção de prevenção de HIV/Aids na população de portadores de transtorno mental grave, atualmente considerado grupo altamente vulnerável tanto em estudos epidemiológicos internacionais quanto nacionais.
A primeira fase consistiu em estudo qualitativo etnográfico (observações etnográficas, entrevistas com informante-chave e grupos de profissionais e pacientes), reunindo dados para uma discussão posterior. Na segunda fase, um grupo extenso de profissionais de saúde mental delineou uma intervenção brasileira a partir dos dados qualitativos e da análise e adaptação de todas as intervenções estrangeiras já testadas à época.
A sua terceira fase foi a aplicação e a análise das oito sessões que compõem a intervenção, baseada no modelo teórico IMB - Informação, Motivação e Modificação de Comportamento. Atualmente, a intervenção está sendo testada em usuários de serviços de saúde mental do município do Rio de Janeiro (Ambulatórios e CAPS), para avaliar sua eficácia junto a essa população no que se refere à mudança de comportamento para práticas sexuais mais seguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: