sexta-feira, abril 08, 2011

BAZARTE - CPRJ

Entrevista feita pela jornalista Fernanda Araújo com a psicóloga Ariadna Patricia Alvarez sobre o BAZARTE.

1-Em que consiste o Programa de Trabalho e Geração de Renda do CPRJ?
O Programa de Trabalho e Geração de Renda do CPRJ é um conjunto de projetos (culinária, cantina, brechó e bem-arteiras) que são realizados por usuários do CPRJ com apoio da equipe do hospital-dia. Recebemos encaminhamentos de diversos setores do serviço - composto por ambulatório, hospital-dia, emergência e enfermaria - e encaminhamos os usuários para cursos, vagas de trabalho e em alguns casos absorvemos em um dos projetos.
O BAZARTE é mais um dos projetos e consiste em um espaço para exposição permanente e escoamento da produção das oficinas de geração de trabalho e renda ligados a serviços de saúde mental da cidade e Estado do Rio de Janeiro. A ideia é ser ao mesmo tempo uma loja coletiva e um espaço de inclusão no trabalho.

2-Quando e por que surgiu a ideia de criar o Bazarte?
A ideia surgiu a partir da demanda dos usuários participantes do programa de trabalho e geração de renda, que durante as reuniões semanais expressavam o desejo de ter um local permanente para expor e vender, além das feiras e eventos ocasionais. Como eles se encontravam nas feiras, e entendemos que essa troca entre os projetos é importante decidimos abrir as portas do Bazarte para os projetos de toda a rede de saúde mental da cidade do Rio e do Estado.

3-Que tipo de produtos serão vendidos?
A produção do Bazarte é destinada para clientes que procuram e valorizam a diferença e a produção artesanal. Ela será bastante variada, pois são produtos confeccionados por distintas iniciativas com técnicas, materiais e ferramentas diversas. Temos peças de mosaico, de tecido, de jornal, de papel marche, madeira. Todas as peças são artesanais, feitas a mão. Temos objetos de decoração e utensílios domésticos como cesto para pães, peso de porta, pregadores decorados, penduradores, tábua de frios, porta-guardanapo, passando por peças de vestuário e acessórios  como camisas, sandálias havianas bordadas, colares, cachecol, chaveiros, bolsas ecológicas, porta-níquel, cadernos, blocos, etc.

4-Quem confecciona esses produtos são pacientes do CPRJ e de que outras instituições?
Até o momento além do CPRJ temos inscritos: CAPS SIMÃO BACAMARTE; CAPS LINDA BATISTA;CAPS PROFETA GENTILEZA;CAPS UERJ;CAPS LIMA BARRETO; CAPS BISPO ROSARIO; CAPS FERNANDO DINIZ; CAPS JOÃO FERREIRA; E.A.T. ; ÉFEITO DE PAPEL; ARTE, HORTA & CIA; COOPERATIVA PRAIA VERMELHA; CAPS QUISSAMÃ; CAPSad ALAMEDA NITEROI; CAPSi MONTEIRO LOBATO NITEROI; CENTRO DE CONVIVÊNCIA NITERÓI.
5-Quantos pacientes-artesãos estão envolvidos nesse projeto?
Ainda não calculamos esse número exato, mas já temos 18 iniciativas cadastradas e cada oficina tem em média entre 5 e 10 pacientes envolvidos.

6-Existe alguma oficina para que os pacientes aprendam a produzir estes produtos?
Algumas destas oficinas promovem cursos como é o caso do Arte & Horta que já realizou cursos de mosaico abertos para a rede. O Programa Mãos que tecem a Rede da Assessoria de Geração de Trabalho, Renda e Cultura do município do Rio tem feito algumas oficinas circularem nos serviços da rede.

7-Quanto custarão os produtos: entre X reais e Y reais.
Até o momento entre R$ 5,00 e R$75,00.

8-A renda vai toda para o paciente que produziu? Para onde será revertida a renda obtida?
A renda é dividida entre os pacientes que produziram e os que fazem a venda. A renda é revertida para os pacientes e para a compra de material.

9-Qual a importância deste projeto para os pacientes do CPRJ?
A importância é a criação de um canal de troca, de convivência, de (re)constituição do laço com o trabalho, de aproximação e fortalecimento dos projetos, serviços, usuários, familiares e técnicos, de modo que possam constituir além de uma rede de produção uma rede afetiva.  

10-O Bazarte vai funcionar o ano inteiro? Onde os consumidores podem fazer suas compras?
Sim, funcionará o ano inteiro. Ele localiza-se no pátio do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 16:00.
11-Vocês receberão encomendas de empresas privadas? Como as pessoas podem fazer para solicitar encomendas?
Sim, aceitaremos encomendas. É possível encomendar por email apeapsi@yahoo.com.br, telefones 2332-5688 / 81611012 / 83493964 ou pessoalmente. Em breve faremos um email só para o Bazarte.

12-Que tipo de providências estão sendo tomadas para que haja sustentabilidade na produção?
Convidamos a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Coppe da UFRJ para nos capacitar nesse aspectos, buscamos usar os princípios da economia solidaria como:cooperação, autonomia, sustentabilidade, inovação, cadeias produtivas em rede, expansão de oportunidades de trabalho.

13-Quem coordena o Bazarte?
A coordenação deste projeto será feita pela psicóloga Lylia. Porém, as decisões serão tomadas coletivamente nas reuniões mensais com os representantes de todos os serviços.

14-Como será a exposição? Será tipo uma feirinha? Os pacientes-artesãos estarão presentes?
Não será feira, a ideia se aproxima mais de uma loja coletiva, pois tem o movimento e a diversidade do coletivo e o espaço fixo de uma loja. Muitos dos pacientes-artesãos virão na inauguração quinta-feira, a venda será feita por uma equipe de vendas compostas por pacientes do CPRJ.

15-Sobre a inauguração...
Como será essa Conferência-debate Economia Solidária e Saúde Mental: sustentabilidade?
A conferência-debate será um momento para os diversos projetos se capacitarem quanto a questões relacionadas a economia solidária, tirarem dúvidas sobre formação de preço, formas de escoamento, questões fundamentais para que os projetos se sustentem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: