Trabalho e Renda


QUEM SOMOS?
 “MÃOS QUE TECEM A REDE” é uma ação da Assessoria Técnica de Geração de Trabalho, Renda e Cultura da Coordenação de Saúde Mental. É a expressão de uma rede composta por vários grupos, formados por usuários e familiares, dos diversos serviços de saúde mental da cidade. Esses grupos se constituem através do dispositivo oficina e produzem peças artesanais belas e diversificadas. Entre os produtos criados estão: bijuterias, camisas, bolsas, chaveiros, almofadas, colchas, peças de decoração, velas, artigos de papelaria, utensílios domésticos, alimentos, etc. Os materiais e os produtos são singulares, assim como são os autores que criam as peças. 
A característica comum a todos os grupos é o modo de trabalho artesanal, pautado nos princípios da economia solidária, realizado por pessoas em tratamento nos serviços de saúde mental. Com o intuito de valorizar a qualidade da produção, de criar espaços de trocas sociais e de fortalecer uma rede afetiva e produtiva, organizamos os encontros “MÃOS QUE TECEM A REDE” que promovem desfiles de moda, feiras com exposição de produtos, atividades culturais de dança, música, grafite, artes plásticas, teatro, etc. Tais encontros possibilitam a interface com a comunidade e entidades de promoção social.
Os serviços que compõem o Programa “MÃOS QUE TECEM A REDE” são os: Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II, CAPS III, CAPSad, CAPSi), os ambulatórios, os Institutos Municipais e os Hospitais-dias.
PARCERIAS 
                               Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego - SMTE-RJ                              
Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário – SEDES –RJ           
Núcleo de Saúde Mental e Trabalho / Secretaria Estadual de Trabalho – RJ
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares / COPPE / UFRJ
Instituto Franco Basaglia.
Associação de Parentes e Amigos dos Pacientes do Complexo Juliano Moreira


"AS MÃOS TECENDO A REDE"
Eventos : 2011



UNIVERSIDADE GAMA FILHO - Agosto



Rede Unida - Centro de Convenções SulAmérica - RJ
Maio