quinta-feira, junho 28, 2012

Saúde mental na Europa: “Mais de 90% dos casos não precisam de medicação”

Rede embrionária na Europa quer tirar a psicoterapia da obscuridade e torná-la a resposta de primeira linha para os doentes com perturbações psicológicas.




 “As políticas europeias em saúde mental têm privilegiado quase em absoluto o tratamento com drogas psicotrópicas. É muito grave. Todos os estudos indicam que o tratamento de primeira linha devia ser a psicoterapia, sem necessidade de recorrer à medicação”, diz Gravanita, também vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Segundo o especialista, o consenso entre psicoterapeutas é que 90% dos casos que chegam ao consultório não precisariam da medicação. Em Portugal, acontece o contrário: o último eurobarómetro dedicado à saúde mental, de 2010, revelou que 15% dos portugueses tinham tomado antidepressivos nos 12 meses anteriores, o dobro da média europeia, tendo Portugal a maior prevalência do consumo.

Por Marta F. Reis, publicado em 28 Jun 2012
Fonte: http://www.ionline.pt/


Um comentário:

  1. Sou do Rio de janeiro mas moro e trabalho em Portugal há 11 anos. Nos mais de 30 anos de experiencia na área clínica, nunca ví tanto consumo de antidepressivos como veja aquí. Infelizmente, a Psicologia ainda é desvalorizada e muito pouco aceita e,tudo indica,que o poder absoluto ainda está com os médicos. Ainda bem que surgem ventos de mudança no horizonte!

    ResponderExcluir

Comentários: