No dia 15/05 em auditório na Prefeitura do Rio de Janeiro, foi realizado evento de comemoração dos 10 anos da Bolsa de Incentivo para Assistência, Acompanhamento e
Integração, programa
da Coordenação de Saúde Mental/Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil,
regulamentado pela Lei Municipal nº 3.400, voltado para os pacientes internados
em hospital psiquiátrico em situação de longa permanência.
Através da concessão
de um benefício financeiro, o Programa tem como objetivo facilitar a
desospitalização e incentivar o retorno do paciente à sua cidade, seja através
do retorno familiar, da inserção em residência terapêutica ou em outro
dispositivo de moradia.
Aumento da autonomia,
participação no convívio social, circulação pela cidade e melhoria da qualidade
de vida são os principais pontos visados pela Bolsa-Incentivo.
A mesa de abertura contou com a participação do Subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde Dr. Daniel Soranz e da Coordenadora de Saúde Mental do Município Dra. Pilar Belmonte, que saudaram os cerca de 150 usuários, familiares e profissionais presentes ao evento.
Após a mesa de abertura ocorreu a exibição de um vídeo que durou cerca de 20 minutos, e foi produzido pela TV Pinel, utilizando o depoimento de usuários bolsistas e seus familiares.
Em seguida foi realizada mesa comemorativa com a participação do Coordenador da CAP 3.1, Dr. Hugo Fagundes, que foi o articulador da proposta da bolsa em 2002.
Estiveram presentes também Teresa Monnerat, atualmente no Ministério da Saúde, e que em 2002 era responsável pelo programa de bolsas, e foi fundamental para o inicio do fornecimento das bolsas aos usuários.
A assessora da CSM, Aline Cescon, atual responsável pelo programa de bolsas e organizadora do evento, apresentou dados atuais sobre o fornecimento das bolsas no Rio. No final um depoimento emocionante de Darlene Pereira, familiar de um dos beneficiados pela bolsa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários: