domingo, novembro 20, 2011

Saúde e Cidadania em Bangu

Ontem (19/11) foi realizado na Lona Cultural Hermeto Pascoal em Bangu o  evento "Sonhar não custa nada" - Tire o pé do chão.
Esta foi uma ótima ação de cidadania promovida pela CAP 5.1, e realizada com sucesso pelo CAPS Lima Barreto (CAPS Bangu).
O evento contou com a presença de 200 pessoas, entre usuários de saúde mental, familiares, profissionais de saúde e alunos de universidades.
A equipe técnica do CAPS trabalhou durante vários meses, organizando a atividade que reuniu no palco da lona cultural, usuários de saúde mental que estiveram internados por longos anos em hospitais psiquiátricos, sem perspectiva de vida, pois estavam abandonados, e que hoje podem ter voz, cantar, representar, viver...
Tive a oportunidade de ter contato com pessoas, cidadãos que exerceram seus direitos a escolhas, sem a necessidade de uma droga (medicamento), pois o remédio era a alegria, a música, a dança, a diversão.

Algumas famílias não acreditavam que seus filhos, sobrinhos, netos, podiam se apresentar para uma platéia, pois a "patologia" impedia a manifestação de sentimentos e desejos.
Então
eles sonharam, deliraram e alucinaram tanto, que conseguiram realizar um excelente e emocionante show de variedades, superando os preconceitos que os usuários de saúde mental sofrem.

Parabéns à CAP 5.1!
Parabéns aos usuários, familiares e equipe técnica do CAPS Lima Barreto!

Sábado (19/11), assisti um excelente exemplo de como promover saúde e cidadania.

Alexander Ramalho
Gerente de Atenção Psicossocial
SMSDC/SUBPAV/SAP/CSM

Um comentário:

  1. Companheiros, eu estava lá e foi o máximo!
    Um show de bom gosto.
    Marcela Brandão

    ResponderExcluir

Comentários: