sábado, setembro 10, 2011

Exposição sobre a vida e a obra de Manuel Messias

Caros colegas,
Nesta terça-feira (06/09), tivemos a abertura da exposição sobre a vida e a obra de Manuel Messias (1945-2001). Trata-se de um must! Convoco a todos para comparecerem e conferirem uma amostra representativa da obra desse mestre.
Para quem não o conheceu, Messias foi um grande artista brasileiro, premiadíssimo, reconhecido pela crítica, pelo mercado e pela comunidade artística. Contudo, sua trajetória de vida foi marcada pelo enlouquecimento e, a partir de um certo ponto, pelo mergulho na pobreza extrema.
Tive o enorme privilégio de conhecê-lo pessoalmente no período em que dirigi o Instituto Philippe Pinel (1997-2001). Nessa época, sob a coordenação de Gina Ferreira, tivemos a oportunidade de criar o primeiro serviço residencial terapêutico da rede pública de saúde mental do Rio de Janeiro, que ficou conhecido como Lar Abrigado; Messias foi um dos ilustres moradores dessa casa. Na parede atrás da minha mesa de trabalho, no Gabinete do IPP, coloquei uma foto do Messias muito expressiva, feita pela equipe da TV-Pinel. Dali ele, ao mesmo tempo, me avaliava com a sua expressão profunda e me protegia dos desatinos dos “normais”.
Guilherme Gutman, curador da exposição, foi médico residente da primeira turma do Programa de Residência Integrada em Psiquiatria e Saúde Mental (1994-1996) – um dos primeiros passos na construção da ESAM –  e é hoje um dos maiores colecionadores da obra de Messias. Conforme nos revela Gutman, [a loucura de Messias] “de algum modo, atravessou a sua arte, modulando temas, explorando materiais, escandindo dimensões e resultando na criação de um novo alfabeto. Mas Messias preferiu (e, sem dúvida, continuaria preferindo) ser reconhecido como artista; muito ao seu modo, recusou firmemente, em vida, qualquer identidade psiquiatrizada”.
Já fazem 10 anos desde que Messias nos deixou. Esta exposição é, portanto, uma oportunidade imperdível para conhecê-lo em um espaço e contexto fora do “recinto psiquiátrico”, ou seja, no Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, no Centro do Rio, na Avenida Almirante Barroso.
Segue, abaixo, convite virtual.
Aguardamos todos lá!
Saudações,
Fernando Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: