A Lei da Reforma Psiquiátrica, Lei 10.216/2001 completa sua primeira década de existência tornando oportuna uma análise sobre seu impacto social e uma reflexão sobre seu curso. A reforma psiquiátrica faz parte de um projeto sistêmico de grande alcance, requerendo mudanças culturais e nas relações de poder e conta com a participação entusiástica de uns e a resistência férrea de outros e por isso tem tido avanços e retrocessos ao longo desses 10 anos. Por essas razões devemos considerá-la em sua complexidade, rever seu curso, corrigindo-o onde necessário, e contribuindo para a realização de seu papel histórico de agente transformador.
Desta forma o IX Encontro Catarinense de Saúde Mental visa promover e aprofundar debates sobre as práticas, concepções teóricas e estratégias da Política Nacional de Saúde Mental, entre acadêmicos, gestores, profissionais da atenção psicossocial, usuários e sociedade civil em geral.
O encontro é promovido pelo GPPS - Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde, da Universidade Federal de Santa Catarina e pela Abrasme - Associação Brasileira de Saúde Mental e reveste-se de caráter intersetorial, pois conta com o apoio de vários órgãos públicos e entidades privadas sem fins lucrativos, inclusive conselhos profissionais e as ligadas ao controle social. Como nos encontros anteriores, esperamos que participantes de Santa Catarina e de outros estados possam compartilhar idéias, trabalhos científicos e experiências, aproveitar a agenda social, a cultural e o acolhimento que este evento tem sempre proporcionado. Link do evento: http://www.ccs.ufsc.br/saudemental/programacao.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários: