sábado, agosto 13, 2011

A epidemia de doença mental

Por que cresce assombrosamente o número de pessoas com transtornos mentais e de pacientes tratados com antidepressivos e outros medicamentos psicoativos?
Parece que os americanos estão em meio a uma violenta epidemia de doenças mentais. A quantidade de pessoas incapacitadas por transtornos mentais, e com direito a receber a renda de seguridade suplementar ou o seguro por incapacidade, aumentou quase duas vezes e meia entre 1987 e 2007 – de 1 em cada 184 americanos passou para 1 em 76.por
No que se refere às crianças, o número é ainda mais espantoso: um aumento de 35 vezes nas mesmas duas décadas. A doença mental é hoje a principal causa de incapacitação de crianças, bem à frente de deficiências físicas como a paralisia cerebral ou a síndrome de Down.

Por Marcia Angell, publicado na revista Piaui edição 59

2 comentários:

  1. Texto excelente, que toca questão importantíssima negligenciada pelas autoridades e especialistas em geral. Na verdade, problema encoberto pelas campanhas espetaculares que os laboratórios farmacêuticos promovem. Lamentável é perceber que a classe médica (psiquiatras, em especial) não questionam suas práticas; devem ser os usuários e familiares os agentes de questionamento, colocando esse problema de modo contundente. É preciso levar esse debate para a Câmara Federal e o Congresso! Urgentemente!

    ResponderExcluir
  2. "A ciência médica fez tanto progresso nas últimas décadas,que hoje, praticamente, não existe mais nenhuma pessoa sadia!"

    Aldous Huxley

    "Quando o $$ fala, a verdade se cala. "

    Anonimo.

    Para melhor ilustrar, ontem na Folha de São Paulo:
    02/11/2011 - 07h00
    Psiquiatria vive crise por falta de provas científicas, diz Nobel
    em http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1000351-psiquiatria-vive -crise-por-falta-de-provas-cientificas-diz-nobel.shtml


    Olivares Rocha
    olivares@oi.com.br

    ResponderExcluir

Comentários: