segunda-feira, agosto 29, 2011

Coordenação de Saúde Mental, CAP 3.3 e Viva Comunidade realizam Curso para ACS em redução de danos

Para os ACS lidarem melhor com as drogas nas comunidades
Novo curso “Diminuir para somar: capacitação em redução de danos sobre álcool e outras drogas” visa a ajudar os Agentes Comunitários de Saúde a melhorar suas abordagens com os usuários de drogas e o prosseguimento dos casos.

A organização social de saúde Viva Comunidade, em parceria com a Coordenação de Saúde Mental/SMSDC do município de Rio de Janeiro, desenvolveram o curso “Diminuir para somar: capacitação em redução de danos sobre álcool e outras drogas”, especificamente pensado para os ACS.
A Coordenadora de Saúde Mental do município do Rio, Pilar Belmonte, explica que o objetivo é capacitar todos os ACS como redutores de danos, fornecendo as ferramentas necessárias para que eles consigam lidar com os múltiplos casos de abuso de álcool e outras drogas nas comunidades. “Em uma primeira fase capacitaremos 50% dos Agentes, mas a idéia é que com o tempo todos eles virem redutores de danos”, frisa Pilar.

Serão 210 agentes que receberão as aulas nesse primeiro momento. Estes profissionais pertencem à Área 3.3 do Rio de Janeiro, que possui o maior numero de bairros na cidade (29 em total) e uma população de 965.000 habitantes, de acordo com o censo de 2006. “A gente pensou em começar com a Área 3.3 justamente por ser a área com menos recursos com relação ao tema de álcool e drogas e também a mais carente sob o ponto de vista sócio-econômico – possui o penúltimo IDH mais baixo da cidade”.  

3 comentários:

  1. aaaah!!porque só nessa CAP??? queria na minha CAP também!!!!(1.0)

    ResponderExcluir
  2. Estamos negociando com as OSs e CAPs para a realização do curso em todas as APs porém no momento a previsão é para que ocorra nas APs 3.3, 3.1 e 2.1

    ResponderExcluir
  3. Muito bom poder saber dessa experiência de trabalho, e quem sabe assim poderemos fazer o mesmo.

    ResponderExcluir

Comentários: