sábado, abril 30, 2011

II Seminário em Saúde Mental Luta Antimanicomial: Ética e Cidadania para além da Reforma

Programação
Manhã – Auditório A – MR – 8° andar
8h às 8h15 – Abertura
8h15 às 9h30 – Palestra “Luta Antimanicomial, Ética e Psicologia” com Marta Zappa, psicóloga do Instituto Phillipe Pinel.
9h30 às 10h45 – Conferência “Atuação do psicólogo na rede de saúde mental” com Aniele Xavier, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Coordenador da mesa: Professor Deivison Luiz da Mata do Rosário
10h45 às 11h – Intervalo
11h às 12h30 – Fórum “Circulações da Loucura” – Exibição e Debate do Documentário “Moacir Arte Bruta” com Adriana Rosa, professora e supervisora de estágio na área de saúde mental do Centro Universitário Celso Lisboa.
Coordenadora da mesa: Professora Jorgelina Ines Brolchier
Tarde – MR – Sala 605
14h às 15h30 – Oficina “Reciclando Olhares” – oferecida pelos usuários do serviço de saúde mental, sob a supervisão da terapeuta ocupacional Carmen Sobreira. *Inscrições com a aluna Patrícia Tourinho no dia 19/04, das 10h às 11h, no Prédio MR, sala 607. Vagas limitadas.
14h às 16h – Exibição e Debate do Documentário “Aqui doido varrido não vai pra debaixo do tapete”, com a participação de alguns atores e moderado pela psicóloga Lúcia Andrade, do Instituto Municipal Nise da Silveira.
Noite – Auditório B – MR – 8° andar
18h30 às 19h45 – Palestra “Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial: uma visão histórica” com Luana Siqueira e Veronica Barbosa, graduandas do curso de Psicologia da UGF.
19h45 às 21h – Mesa “Contextos Contemporâneos da Saúde Mental: Transdisciplinaridade, Desinstitucionalização e Cidadania”, com Karen Santo Athié, preceptora da Saúde Mental no Ambulatório de Medicina Integral UERJ; e Veronica Schwartz, supervisora e preceptora da residência e do estágio de saúde mental do Instituto Philippe Pinel. 
Coordenadora da mesa: Professora Denise Orofino Saguão do Prédio AG
Exposição MÃOS QUE TECEM A REDE. Programa de geração de renda, trabalho e cultura dos serviços de saúde mental do município do Rio de Janeiro – Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC).

Um comentário:

  1. O evento foi maravilhoso. As palestras foram muito enriquecedoras, bem os documentários exibidos, a oficina... A participação dos usuários em saúde mental com falas muito interessantes, problematizando a concepção instituída de loucura...
    Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir

Comentários: