sábado, março 12, 2011

SISME - Relatório de Internações Psiquiátricas

    Em maio de 2003, o Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro iniciou uma série de ações visando o melhor controle das internações psiquiátricas no município do Rio de Janeiro. Neste período foi implantada a regulação das internações psiquiátricas via web, 24 horas por dia numa Central de Regulação. A avaliação da internação psiquiátrica é realizada em 4 Unidades de Saúde Públicas (CPRJ, I.P.Pinel, H.M. Jurandir Manfredini, Policlínica  Rodolfo Rocco) Estas Unidades são nomeadas de solicitantes de internação na Central de Regulação. A partir de suas avaliações o paciente pode ficar internado nestas Unidades ou encaminhado para os demais leitos públicos universitários e privados contratados que fazem parte do SUS. Estas Unidades são nomeadas de executantes.
O programa utilizado para registro das internações é o SISREG do DATASUS/Ministério da Saúde. Este sistema visa o registro das internações para um melhor controle do faturamento.
Entretanto este programa não fornece informações sobre as internações que permanecem por um período menor que 24 horas, além de não possuir informações sobre as internações voluntárias e involuntárias, sobre os tempos de internação e outros dados.
Visando o registro e o acompanhamento de TODAS as internações psiquiátricas que ocorrem nos hospitais psiquiátricos públicos e privados contratados ao SUS é que foi construído este Sistema de Informações em Saúde Mental (SISME), que é alimentado em tempo real no momento de cada internação psiquiátrica no município do Rio de Janeiro.
Dentre as vantagens deste sistema está a possibilidade de elaboração de relatórios com dados sobre as internações e/ou pacientes, de modo a orientar o trabalho de supervisão e controle das internações psiquiátricas no nosso município.
 

As informações deste sistema estão disponíveis no endereço: http://www.sms.rio.rj.gov.br/sisme/relatorios/psic_relint.php   para que pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, usuários possam acessá-las.

4 comentários:

  1. Não consigo entrar na base de dados do sisme, houve alguma mudança no endereço?
    Grata,

    ResponderExcluir
  2. Segue link correto:
    http://www.sms.rio.rj.gov.br/sisme/relatorios/psic_relint.php

    ResponderExcluir
  3. um paciente com histórico de inúmeras internações não está conseguindo internação no caps e nem atendimento correto. Qual é a solução já que o mesmo encontra-se em crise ?

    ResponderExcluir
  4. Semente os CAPS III possuem leitos para acolhimento noturno, os demais não possuem esta possibilidade. Contudo havendo necessidade de internação esta será avaliada pelos profissionais do CAPS e o usuário encaminhado a emergência mais próxima a fim de providenciar a internação.
    Ressalto que nem todo usuário em crise necessita de internação, porém é necessario um acompanhamento itensivo pela equipe do CAPS de referência.
    Sugestões:
    1) Conversar com a direção do serviço para que seja realizada nova avaliação do caso.
    2) Levar o usuário a uma emergência psiquiátrica (em hospital geral ou hospital psiquiátrico) para realizar avaliação.
    Para ajudar mais necessitamos de outras informações que talvez vc não queira dar públicamente, então disponibilizamos o e-mail da àrea Técnica de Saúde Mental do município do RJ, para poder ajudar se necessário.
    saudemental.rj@gmail.com

    ResponderExcluir

Comentários: