domingo, março 27, 2011

SEMINÁRIO SOBRE REDUÇÃO DE DANOS REALIZADO NA UERJ

   Em 25 de março de 2011 realizou-se na UERJ o primeiro Seminário sobre Redução de Danos, organizado pela Assessoria de Álcool, Crack e Outras Drogas da Área Técnica de Saúde Mental do Rio de Janeiro. Compareceram ao evento mais de 300 pessoas, entre estudantes, profissionais da saúde e de outros setores, do Rio de Janeiro e de outras cidades.
  O Seminário foi aberto pelo Superintende de Saúde Mental, Mário Barreira, que salientou as relações intrínsecas entre ética do cuidado, Redução de Danos e o princípio desinstitucionalizador aplicado pela Reforma Psiquiátrica brasileira.
   Com o título “A contribuição da estratégia de redução de danos para o fortalecimento da rede intersetorial”, o seminário discutiu não apenas as chamadas estratégias de ação em Redução de Danos, mas também a Redução de Danos como política típica da perspectiva pluralista e democrática que caracteriza o SUS. Contou para tanto com a participação de representantes de diversas disciplinas, como a medicina, a psicologia, a filosofia, a sociologia, o direito, assim como, é claro, de redutores de danos e de profissionais atuantes na ponta na área da Saúde.
   Na primeira mesa da manhã, moderada pela Diretora do CAPS ad Mané Garrincha, Marise Ramôa, falaram Francisco Inácio Bastos, pesquisador da FIOCRUZ; Vera Malagutti, professora da Faculdade de Direito da UERJ; Cristiane Sampaio, psicóloga e redutora de danos, representante da ONG Psicotrópicus. Nesta mesa discutiu-se desde a necessidade de se pensar a Redução de Danos de acordo com os desafios próprios do século XXI, passando pela denuncia sobre o fracasso do proibicionismo e suas conseqüências, até a organização do cuidado às pessoas usuárias de álcool, crack e outras drogas.
  Na segunda mesa da manhã, moderada pelo Gerente de Atenção Psicossocial da SMSDC, Alexander Ramalho, foi apresentada as experiência de Redução de Danos dos CAPS ad Raul Seixas (Juliana Caramore - diretora e Daniel de Souza - redutor de danos) e Mané Garrincha (Luciana Moro - Terapeuta Ocupacional).
   Pela tarde, tivemos na primeira mesa, moderada pelo Assessor da Coordenação de Saúde Mental da SMSDC, Sergio Alarcon, a apresentação de Marco Aurélio Soares Jorge, Psiquiatra da FIOCRUZ; Fermin Roland Schramm, Filósofo e Bioeticista, pesquisador da FIOCRUZ; e Paulo Telles, psiquiatra do NEPAD/UERJ. Nessa mesa a multiplicidade característica da política de Redução de Danos ficou clara nas problematizações que se seguiram sobre sua inserção como clínica política, sobre suas vinculações em uma biopolítica da população e a necessidade de se pensá-la como ética do cuidado individual, e como ação de promoção de saúde no sentido da qualidade de vida.
   Por fim, na última mesa do seminário, moderada pelo Coordenador da Estratégia de Saúde da Família SMSDC, Carlo Cunha, foram apresentadas as experiências inovadoras, como o 
programa de tuberculose da SMSDC, representado pela Assistente Social Mayra, que deu um panorama da situação na cidade, após ocorreu a apresentação do Programa “Saúde em Movimento nas Ruas” ( Psicólogo Iacã e equipe) que é provavelmente a primeira unidade volante no Brasil a se utilizar das estratégias de Saúde da Família e de Consultório de Rua, articuladas para a atenção integral aos moradores de Rua.
   A Assessoria de Álcool e Outras Drogas, informa que para breve irá ocorrer a publicação um livro com os resultados do Seminário, em parceria com a editora FIOCRUZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: